Os Riscos do Piercing Oral

Os riscos do Piercing Oral

A prática do piercing (do inglês: perfuração) tem sido realizada por várias civilizações. Recentemente os piercings na região da boca têm se tornado uma forma de expressão individual. Antes de perfurar qualquer parte, dentro ou fora da boca, converse com seu dentista, para que você tome consciência dos riscos envolvidos.
Se não houver uma higienização diária e correta tanto da boca quanto do piercing utilizado, é praticamente certo que depois de um determinado tempo, o usuário apresente algum dano aos tecidos bucais.
Quando colocados na língua, lábios ou bochechas, tais adereços envolvem riscos maiores: dor e edema são as complicações mais comuns. Fratura dental, trauma à mucosa, gengiva e palato também podem ocorrer. O usuário tem o hábito de brincar com a jóia, e às vezes até mesmo o simples ato da mastigação pode causar dano aos tecidos adjacentes.
Efeitos colaterais possíveis:
Sangramento prolongado — Caso um vaso sangüíneo seja perfurado pela agulha durante o procedimento de colocação, pode haver um sangramento difícil de ser controlado com perda excessiva de sangue;
Dor e inchaço — São sintomas comuns de piercing na boca. Em casos mais sérios, se a língua inchar demais, poderá fechar a passagem de ar e dificultar a respiração;
Dentes danificados — O contato com a jóia pode danificar o dente. Dentes com restaurações, por exemplo, coroas ou jaquetas, também podem ser danificados pelas peças de metal.
Ferimento na gengiva — As peças de metal não só podem ferir o tecido da gengiva, que é sensível, mas também podem causar retração gengival. A retração gengival tem aparência desagradável e torna seus dentes mais vulneráveis a cáries e à periodontite.
Para pessoas com doenças do coração, a língua agredida pelo piercing pode tornar-se uma porta aberta para as infecções.
Se você não contrair nenhuma infecção e seus piercings orais não interferirem com as funções normais da boca, eles podem ser usados de forma permanente. Mas, não deixe de ir ao dentista se sentir qualquer tipo de dor ou algum outro problema.